31 de mai. de 2010

Sem amarras, com liberdade para opinar

“Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia” é o slogan do Blog Banzeiros, criado por José Carlos Sá em 2006 para escrever o que não tinha força para virar matéria e sobre o que foi para a imprensa, mas não recebeu o devido tratamento, segundo a avaliação dele. Mas principalmente para comentar o que o incomoda. “Sou repórter 24 horas por dia, estou atento a tudo, vejo coisas que todo mundo vê, mas não percebe. Escrevo, fotografo e coloco no blog. O blog é o meu desabafo”, diz.
A origem do blog foi a coluna diária de mesmo nome que começou a ser publicada em 2005, no extinto site ‘ro-noticias’. No ano seguinte passou a ser exclusiva do site ‘rondoniagora’. Em 2008 José Carlos retirou a coluna definitivamente do ar e reativou o blog, que havia sido construído, mas pouco atualizado. “A coluna foi tirada do ar três vezes por causa de comentários meus que iam de encontro com a política editorial do site. Então optei por ficar só. No blog minha censura é a minha consciência”, afirma.

Pauteiro

José Carlos garante que inicialmente o blog era apenas um diário, mas devido às circunstâncias não é mais um espaço apenas para comentários. “Escrevo muita besteira, as ‘leseiras’, e as pessoas lêem. Isso me surpreendeu, saber que há leitores do blog. Gente que reclama quando não atualizo e gente que já sabe que o blog não é atualizado porque estou doente ou atolado em trabalho, mas mesmo assim cobra”, diz, rindo o homem do Banzeiros.
Muito mais surpreso ele ficou ao percebe que os “inocentes posts” viravam pautas para muitos colegas. “Fiquei meio assustado e orgulhoso, claro, mas também envergonhado por minhas besteiras estarem virando pauta”.

O nome

José Carlos conta que o nome do blog nasceu pela afinidade que ele tem com a cultura regional e também uma forma de homenagear o amigo Ailton Ferreira, o Bahia. “Ele utilizava na página ‘Geléia Geral’, de cultura, o termo ‘Revertendo banzeiros’, eu gostava muito”, explica.













No topo: Em uma voadeira após "um esforço de reportagem para o Banzeiros", em agosto de 2009, no distrito de Nazaré. O bom humor é uma das características de José Carlos
Acima: Com Lucio Albuquerque e Julio Aires (centro) durante palestra sobre Assessoria de Imprensa na Faculdade Uniron, em abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário